XENOFOBIA: Nordestinos sofrem ataques via Twitter

Segunda, 01 de Novembro de 2010 – 13h12Logo após o resultado final das eleições, que terminou com a vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, a presidência, o Twitter foi invadido por uma onda de ataques de xenofobia contra os nordestinos.

Tudo começou pela madrugada quando um perfil postou a seguinte frase em sua página no Twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado”.

Logo após, a página foi tirada do ar e o perfil excluído, mas internautas gravaram imagens das frases.

A autora de novelas e escritora da Rede Record, Letícia Dornelles, em seu Twitter afirma que “Região Sul preferiu Serra. Região Sudeste preferiu Serra. O grosso do PIB brasileiro e maior índice de escolaridade”. Logo após a insinuação foi amenizada por outros “tweets” onde ela credita as informações à “Globo News” e afirma que os internautas precisam estudar mais a geografia de seu país.

Tags usadas pelos usuários da rede social tomaram proporções mundiais. As mais usadas são “Norte/Nordeste” e “Sul/Sudeste”. Milhares de pessoas estão sendo ofendidas.

É interessante lembrar que a Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *